São Martinho: preço do açúcar só deve se recuperar a partir de 2016/17

Os preços do açúcar só devem mostrar sinais de recuperação a partir da safra 2016/17, segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores do Grupo São Martinho, Felipe Vicchiato.
Em teleconferência com analistas e investidores, ele disse que no curto prazo não há perspectiva de alta por causa dos últimos anos de superprodução global.
No entanto, o baixo investimento em renovação de canaviais registrado no Brasil, principal produtor do mundo, pode vir a comprometer a produção do País e, consequentemente, reduzir a oferta e sustentar os preços. "Nos últimos anos o investimento em renovação de canaviais está bem baixo. Então, pode ser que no Brasil, no ano que vem, haja um volume menor de cana-de-açúcar e, com isso, os preços possam reagir", disse.
Segundo ele, esta perspectiva de que não haja reação no curto prazo foi um dos motivos para o grupo acelerar as vendas antecipadas do produto nesta temporada. Guidance
Na divulgação dos resultados do primeiro trimestre do ano safra 2015/16, o grupo manteve o mesmo guidance divulgado em junho deste ano.
A empresa pretende moer 19,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada, o que representa alta de 4,2% sobre 2014/15.
A companhia projeta produzir 1,29 milhão de toneladas de açúcar (+5,2%). De etanol anidro, deverão ser produzidos 423 milhões de litros (-3,4%). De etanol hidratado, a projeção é de 304 milhões de litros (-13,7%). "O número que apresentamos em junho é muito próximo da realidade", disse Vicchiato.
Segundo o executivo, o volume de moagem no trimestre totalizou 7,4 milhões de toneladas, representando 38% do guidance de produção, apesar do elevado volume de chuvas no período, que prejudicou o volume de cana processada e a quantidade de Açúcares Totais (ATR). "Ao longo da safra devemos recuperar e chegar com uma produtividade melhor do que na safra passada", disse.
Grupo São Martinho vendeu até junho 739.700 toneladas de açúcar
O Grupo São Martinho vendeu até 30 de junho 739.700 toneladas de açúcar ao preço de US$ 16,59 cents por libra-peso, com dólar médio a R$ 3,01, no mercado futuro. Do total, 662.760 toneladas é produção a partir de cana própria.
Os carregamentos estão concentrados no mês de outubro, com a previsão de 291.200 toneladas, segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Felipe Vicchiato. Para março de 2016, o preço médio foi de 17,20 cents por libra-peso. A empresa reportou ontem lucro líquido de R$ 28,295 milhões no primeiro trimestre do ano-safra 2015/2016, o que representa queda de 53,4% sobre igual período do ano-safra anterior.

Fonte: Estadão Conteudo