ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Após março mais chuvoso dos últimos 19 anos, abril deve ter poucas chuvas

Depois de Araçatuba registrar o mês de março mais chuvoso dos últimos 19 anos, o mês de abril deve ter poucos registros de chuva. As informações são do meteorologista Bruno Maon.

Segundo ele, março de 2015, com 308 mm de chuva, já é o mais chuvoso em 19 anos de registro da estação do Ciiagro (Centro de Informações Agrometeorológicas), em Araçatuba. O recorde anterior foi em 1998, quando choveu 298 mm.

“Nos últimos dias as chuvas tem diminuído progressivamente em toda a região. E a tendência, agora que estamos no outono, é que as chuvas diminuam ainda mais nos próximos meses. E as temperaturas, especialmente durante as noites, ficarão mais amenas”, explica.

Maon disse que ocorre por conta de atuação de um sistema chamado de “Alta Subtropical do Atlântico Sul”, ou ASAS, como é conhecida entre os meteorologistas. Este sistema de alta pressão atmosférica atua em grande parte do Brasil nos meses de outono e inverno, e é responsável pela diminuição das chuvas nesta época do ano.

“Isso porque este sistema causa diminuição da umidade relativa do ar, o que inibe a formação de nuvens de chuva, e ao mesmo tempo favorece a queda das temperaturas durante as noites, uma vez que a presença de nuvens funciona como uma espécie de ´cobertor´, que segura o calor próximo a superfície. Sem as nuvens, este calor se perde para o espaço, e as temperaturas ficam mais amenas. Porém durante o dia, as temperaturas continuam elevadas.

É o que deve começar a ocorrer já em abril. Algumas vezes este bloqueio é rompido pela chegada de frentes frias, que conseguem avançar pelo sudeste do Brasil, trazendo chuvas e diminuindo ainda mais as temperaturas”, diz o especialista.
Previsão

Até a próxima terça-feira (31), ainda há expectativa de chuvas isoladas na região de Araçatuba. As temperaturas ficam entre 20ºC e 30ºC. “A partir de quarta-feira (1º), o sol deve predominar entre algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas ficarão entre 18ºC e 30ºC”.

Maon diz que, no mês de abril, a tendência é que cheguem as primeiras ondas de frio do ano à região, o que pode acontecer logo na primeira quinzena do mês.

(Fonte: O Liberal Regional)

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda