ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Produtores de PE conhecem modelo de gestão da Coagro do RJ

O objetivo da viagem foi conhecer a unidade para aplicar esse tipo de gestão em Pernambuco, começando pela Usina Cruangi, no município de Timbaúba


Um grupo de produtores de cana vinculados à direção da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), desembarcou semana passada no Rio de Janeiro na Usina Sapucaia. Na ocasião puderam conhecer o arrojado modelo profissional de arrendamento e gestão de usinas pela Cooperativa Agroindustrial (Coagro) – formada só por produtores de cana-de-açúcar. O objetivo da viagem foi conhecer a unidade para aplicar esse tipo de gestão em Pernambuco, começando pela Usina Cruangi, no município de Timbaúba.

Esses produtores trabalham para arrendar a unidade por meio de uma cooperativa também. O ânimo é tamanho sobretudo porque, apesar das condições do clima e de produtividade dos canaviais cariocas serem menor em comparação a de PE, a Coagro, através do novo modelo de gestão, não apenas garante viabilidade econômica para o empreendimento, mas continua ampliando os negócios. A Usina Sapucaia foi arrendada este ano e terá o triplo de capacidade da usina carioca São José – arrendada antes pela Coagro.

“Ninguém investe tanto sem previsão de retorno”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, destacando o que viu na Sapucaia em relação a gestão profissionalizada da unidade industrial, com técnicos específicos para gerenciar cada segmento do parque industrial ao campo. A ida da comitiva dos canavieiros pernambucanos foi patrocinada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB-PE), através da iniciativa do presidente da entidade, Malaquias Oliveira, que acompanhou os agricultores à Campos dos Goytacazes.

A AFCP possui uma cooperativa de produtores (COAF). E ela é uma das principais do Estado na categoria agropecuária. É justamente através dela que a Associação dos Fornecedores de Cana vislumbra arrendar Usina Cruangi, fechada desde 2013. O projeto conta com o apoio dos credores da unidade. A ideia inicial é de arrendá-la por seis anos. Os canavieiros aguardam parceiros, entre eles o novo governador de PE, Paulo Câmara.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda