Usina Pumaty reabre na segunda-feira

A usina Pumaty na Zona da Mata Sul pernambucana, em recuperação judicial e fechada desde 2012, voltará a funcionar a partir da próxima segunda-feira (3/11). A reabertura da unidade é possível por conta da sentença judicial em favor da Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan), que solicitou o seu arrendamento para evitar prejuízo maior aos canavieiros da região, pois não teriam aonde moer 800 mil ton. de cana devido ao fechamento de outras usinas no entorno, a exemplo da Pedrosa e Una açúcar este ano. O alvará judicial autorizando a iniciativa foi concedida pelo juiz Francisco Julião nesta sexta-feira (31), através do processo nº 0074181-33.2014.8.17.0001. A reabertura da usina conta com o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e do Sindicato do Cultivadores de Cana (Sindicape).

Um dos principais articuladores junto à Agrocan, cooperativa formada por produtores de cana que recebeu o direito de arrendar a unidade, é Gerson Carneiro Leão. Ele é presidente do Sindicape e é um profundo conhecedor do setor. “Sem esta ação, seria significativa a quantidade de cana dos produtores independentes que ficariam no campo e sem remuneração, ampliando o prejuízo dos agricultores que já penam com a última seca”, explica o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima.

A previsão inicial do excedente de cana era de 800 mil toneladas, mas o quantitativo ficou ainda maior porque duas usinas alagoanas (Porto Alegre e Santa Maria) fecharão as portas também. Estas unidades recebiam a cana pernambucana todos os anos. Diante da autorização judicial, liberando o arrendamento da Pumaty, Lima e Leão explicam que amanhã mesmo já se reúnem com os canavieiros da Zona da Mata Sul interessados em moer suas canas na usina. O encontro será às 9h, no pátio da Pumaty