ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Ano atípico impede comparativo de produção

De acordo com Marcos Landell, pesquisador do IAC e coordenador do Grupo Fitotécnico, ainda que exista a premissa de que toda safra é diferente uma da outra, as condições climáticas deste ano são deveras diferentes, o que impede qualquer exercício comparativo e tem tornado a vida dos produtores ainda mais difícil. “Tivemos em janeiro e fevereiro um período crítico de seca e temperaturas elevadas, fazendo com que a planta perdesse água e não tivesse como repor. São danos irreversíveis, já que, ainda que haja precipitações a partir de agora, um mês não substitui o outro. Não dá para definir de quanto, mas haverá redução na produção”, afirma.

Questionado sobre a adaptação do setor em relação a mecanização, fator que derrubou a produtividade nos últimos anos, Landell diz que a colheita, ao menos, já foi superada.

Nesta etapa, de acordo com o pesquisador, o trabalho tem sido satisfatório. O problema é outro. “Vejo que o plantio ainda precisa evoluir, principalmente o volume de mudas que se coloca no sulco ainda é algo para ser revisto. Além do custo ser maior, traz como consequência maior competição pelo excesso de touceiras que nascem no metro distribuído”, finalizou.



Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda