ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Em crise, matriz energética sofre com diferença de investimentos



André Ricci, da Redação


"Fatores políticos interferem diretamente", destaca especialista

“A diferença de investimentos entre as diversas fontes de energia, esbarra nos interesses políticos, econômicos e financeiros de nosso governo”. É o que aponta o engenheiro Humberto Vaz Russi, da Aliança Engenheiros Associados, ao analisar o atual momento brasileiro em relação a geração de energias renováveis.

“Nossa matriz tem uma participação hídrica muito grande, que depende diretamente das condições de chuvas durante o ano. A escassez de chuvas versus consumo elétrico definirá os preços de mercado neste período. Com relação a capacidade das unidades de processamento de cana neste período, há algumas poucas que geram neste período. Além dos entraves econômicos e financeiros do setor, poucas plantas estão projetadas para poder operar nesta época, já que a maioria se encontra em manutenção”, complementa o especialista.

O assunto vem sendo debatido em função do forte calor, que aumentou o consumo de energia, e as chuvas escassas, que provocaram a redução dos níveis dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país.

Com o problema, o custo da geração de energia está em alta, chegando a R$ 882 o megawatt-hora, valor limite estabelecido pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. “O setor sucroenergético precisa de linhas de Crédito mais acessíveis e preços de comercialização condizentes com a realidade”, finaliza Russi.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda