ATR

Confira o ATR

Saiba Mais..

Açúcar

Saiba sobre a cotação semanal do Açúcar

Saiba Mais..

Etanol

Álcool Anidro Combustível e Hidratado.

Saiba Mais..

Indefinições norteiam entressafra no Centro/Sul


André Ricci, da Redação
Até o momento, perspectivas ainda não foram divulgadas; consultores e pesquisadores mantêm cautela

Para o pesquisador do IAC, Marcos Landell, a safra 2014/15 ainda é uma incógnita. O período de entressafra, normalmente, é cercado de perspectivas sobre o que está por vir em relação as produções de cana, açúcar, etanol, entre outros.

Contudo, neste inicio de ano, poucos números surgiram. “Devemos ter redução de produtividade agrícola em 2014 no Centro-Sul em função das chuvas irregulares ocorridas de outubro até janeiro. É muito difícil estimar esta redução no momento, pois a produtividade ainda poderá ser afetada pelo regime de chuvas dos próximos três meses (fevereiro-abril), portanto, sabemos que haverá alguma redução no TCH, mas isto pode ser atenuado ou acentuado pelos eventos climáticos destes próximos meses”.

Analisando as condições climáticas nos últimos meses, Landell aponta. “Tanto o regime hídrico quanto as altas temperaturas foram desfavoráveis ao acúmulo de biomassa quando comparamos com o mesmo período de 2012/13. Não temos um número ainda, mas a cana, no momento, encontra-se baixa (altura dos colmos em formação), apesar de estar bem perfilhada em razão das chuvas ocorridas no período da safra de 2013. Quanto a maturação, ainda não podemos afirmar nada. Teremos que aguardar”.

Por todos esses motivos, além do atual momento econômico do segmento, o experiente pesquisador deixa uma sugestão aos produtores. “Acredito que ele deva ser técnico e deva adotar tecnologias inovadoras que permitam o aumento da produtividade. Tudo isto com uma boa dose de bom senso e sabedoria, pois os custos estão elevados e o preço da cana, no momento, é crítico”, finaliza.

Parcerias

Pernambuco Equipamentos de Proteção Individual Ltda